quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AÇORES, REGIÃO EUROPEIA 2010

Deve ser motivo de orgulho para todos nós a nomeação da Região Autónoma dos Açores para Região Europeia do ano de 2010.
Esta nomeação depende do escrutínio de um júri de cariz internacional e tem como objectivo potenciar e aprofundar o conhecimento sobre as várias regiões europeias, promovendo o trabalho desenvolvido internamente.
Por outro lado, tem como objectivo o fomento de novas potencialidades no que se refere à construção regional no contexto do projecto de construção e de integração europeias.
Esta será uma oportunidade importante para projectar os Açores e as suas diversas dinâmicas sociais, culturais, económicas e turísticas, no panorama europeu e internacional, sendo também uma oportunidade para reforçar a importância da nossa identidade e cidadania europeias.
Será justo referir também, que esta nomeação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido na Região, pioneiro em muitos casos, e que serve de exemplo para outras regiões.
Apesar de ultraperiféricos temo-nos afirmado enquanto região europeia de excelência, apostando em áreas de intervenção que podem significar mais valias para o todo europeu.
As energias renováveis, a sustentabilidade ambiental, a gestão das nossas belezas naturais ou a promoção do nosso património edificado são exemplos disso mesmo.
Da mesma forma que os projectos de dimensão europeia e internacional desenvolvidos por instituições regionais devem ser ainda mais potenciados no âmbito desta iniciativa.
Infelizmente, muitos pensam que a nossa vivência europeia está circunscrita aos fundos comunitários que permitem investimentos na Região ou às directrizes comunitárias no âmbito da agricultura, pescas e gestão dos mares.
Está muito para além disso.
É importante que os cidadãos de hoje se sintam identificados com o Projecto europeu e percebam os ganhos e impactos positivos de uma integração europeia consequente que tenha impacto positivo na qualidade de vida dos jovens de hoje, principalmente nos jovens açorianos.
Tudo o que se faz e se decide na Europa tem impacto na nossa vivência.
Esta iniciativa deverá reforçar os Açores na Europa e a Europa nos Açores.
Desta forma e na programação feita pelos Açores enquanto região europeia em 2010 será determinante envolver todos os açorianos neste processo.
As instituições, as associações juvenis, as autarquias, os agentes sociais, culturais, económicos e culturais devem ser todos chamados a participar e a contribuir para a boa imagem que a Região deverá transmitir durante o ano de 2010, no âmbito desta nomeação.

Sem comentários: